sábado, 27 de junho de 2009

)O Fio sintético é um show! Moda, Política e Publicidade (Rhodia S.A. 1960-1970).

O estudo pretende analisar a atuação e a influência, no Brasil, entre 1960-1970, da Rhodia, empresa francesa que, utilizando a moda - espaço de produção de bens culturais em que a primazia da França era incontestável - criou o gosto e popularizou o uso do fio sintético (produto sobre o qual deteve exclusividade de produção, no país, até 1968), reformulando os padrões de atuação das indústrias têxteis e de confecção em nosso país. O objetivo principal é resgatar, através das políticas de publicidade da empresa, um pouco da História recente das relações Brasil-França, evidenciando a originalidade dos caminhos percorridos pela multinacional. Para atingir suas metas empresariais ela se notabiliza, no período, pela produção de desfiles multimidiáticos para a FENIT e caprichados editoriais de moda para as principais revistas femininas, gerando, dessa forma, o mercado para o tecido sintético. Ambas as produções conjugavam elementos da cultura nacional (música, arte e pintura) numa expressão enfaticamente nacionalista, a fim de associar o produto da multinacional à criação de uma "moda brasileira". Para tanto, procurarei reconstituir a memória dos desfiles da Rhodia através de depoimentos daqueles que os criavam ou deles participavam e ex-diretores e executivos da empresa no período. Analisarei ainda os editoriais de moda produzidos para a revista Claudia e a publicidade veiculada nessa e em outras revistas da época, como Manequim, Manchete e Jóia.

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